RCB/TuneIn
Quinta, 04 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FESTA DAS FILHOSES
Rádio Cova da Beira
Este fim-de-semana, O rancho folcl贸rico dos Tr锚s Povos ir谩 realizar a Festa das Filhoses. A iniciativa pretende divulgar um dos produtos gastron贸micos da regi茫o: a filh贸s. Esta iguaria de Natal 茅 tipicamente das Beiras.
Por Paulo Pinheiro em 14 de Dec de 2013

Quanto ao programa, este é vasto e vai ser muito animado. Este sábado, pelas 14h30, será realizado um cortejo das filhoses. A presidente do Rancho, Maria Ascensão Neta, refere que: “Cada terra tem a sua receita, aqui, as nossas filhoses são feitas com mogango. No sábado, vamos fazer um cortejo da filhós. Passará pelo Escarigo, Quintãs e Salgueiro. Os bombos da terra vão ajudar à festa. Queremos fazer uma grande animação à volta deste frito tão bom e tão nosso e tão saboroso… estamos no advento e queremos antecipar o Natal, através deste certame que vai estar recheado de surpresas. A nossa freguesia não pára!”

No dia seguinte, domingo, o certame continua e desta vez, nas Quintãs. “ Vamos atuar com os nossos cantares na Escola Feminina. Possivelmente, vamos ter um pequeno madeiro no centro das Quintãs e junto a ele vamos fazer filhoses ao vivo. Para abrilhantar a festa, convidamos Trovadores do Ferro. A freguesia dos Três Povos continua na rota dos grandes eventos. A festa das vindimas começou assim, agora tornou-se num grande um evento de sucesso na nossa região. Temos que continuar a valorizar as nossas tradições. Junto ao madeiro, vamos cantar canções tradicionais ligadas a esta época natalícia.

O Rancho e a Junta de Freguesia são os grandes impulsionadores, tentando impor na nossa terra o espírito de comunidade. São estas iniciativas que devem ser salvaguardadas e por conseguinte, passadas às futuras gerações”, afirma Maria Ascensão Neta.

A Junta de Freguesia e “Os Três Povos Off Road”, associação ligada ao desporto motorizado, vai no dia 24 de dezembro fazer a distribuição de presentes pela freguesia. “A Junta associou-se a esta quadra natalícia e os jovens da terra, os Três Povos Off Road, de uma forma criativa, vão distribuir presentes nas suas motorizadas. Achamos esta iniciativa muito interessante e é tradição envolver os atores locais nas nossas atividades. Este é o nosso lema: integrar, envolver, aproximar, desenvolver, entre outros verbos que achamos importante para o sucesso e bem-estar das nossas gentes”, segundo o responsável pelo departamento Cultural, Paulo Silveira.

     

 

 

Texto: Pedro Silveira  

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados