RCB/TuneIn
Quarta, 27 Jan 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"FILMES PROIBIDOS" NO FUNDÃO
Rádio Cova da Beira
A partir de hoje, e até ao próximo sábado, o edifício da Moagem acolhe a realização deste ciclo de cinema português. Trata-se duma iniciativa conjunta da câmara municipal e da empresa “Luzlinar” e que conta com a parceria do departamento de cinema da universidade da Beira Interior.
Por Nuno Miguel em 06 de Nov de 2013

Em declarações à RCB, o coordenador da mostra refere que "até ao próximo sábado vamos exibir seis filmes sendo que todos eles tiveram apoios para ser realizados mas que acabaram por nunca chegar ao conhecimento do público; alguns deles foram proibidos pela censura antes do 25 de Abril e que depois da revolução nunca fizeram parte de qualquer circuito comercial e por isso temos expectativas elevadas em relação à adesão do público uma vez que se tratam de obras que muito pouca gente viu".

Carlos Fernandes acrescenta que este ciclo de cinema vai procurar estabelecer uma grande interactividade com o público. "no final de cada projecção vai haver tempo para um debate entre os espectadores e o realizador de cada filme estando já confirmada a presença de todos à excepção de um que já faleceu e em todas as sessões vamos ter um convidado especial que vai elaborar um texto para integrar uns cadernos de cinema que devem ser publicados em Março do próximo ano durante a segunda edição desta iniciativa que também vai decorrer no Fundão".

Sobre os motivos da escolha da região para realizar esta iniciativa, o coordenador da mostra refere que "já tivemos duas edições na Guarda mas entretanto foi preciso encontar uma nova parceria e surgiu o interesse do Fundão associado ao departamento de cinema da universidade da Beira Interior; claro que para nós é importante saber que existe uma licenciatura aqui perto e isso acabou por contribuir decisivamente para a integração deste ciclo nas jornadas de cinema em Português da UBI".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados