RCB/TuneIn
Segunda, 09 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MUDANÇA DE NOMES PARA OS POLITÉCNICOS
Rádio Cova da Beira
O presidente do instituto politécnico de Castelo Branco defendeu ontem, na sessão solene comemorativa do 33º aniversário, a alteração do nome das instituições. Carlos Maia entende que a melhor designação seria considerá-los como universidades de ciências aplicadas.
Por Paulo Pinheiro & Nuno Miguel em 29 de Oct de 2013
Na passagem deste aniversário, Carlos Maia mostrou também alguma preocupação com os cortes financeiros previstos no orçamento de estado para o próximo ano. O presidente do IPCB afirma que “nos últimos sete anos, o financiamento para a instituição diminuiu em 50 por cento e novas reduções vão trazer dificuldades acrescidas ao politécnico; é certo que adoptámos algumas medidas de contenção que permitem que o IPCB tenha uma situação perfeitamente estável mas como é óbvio se houver mais cortes as dificuldades serão cada vez maiores”.

No que respeita à reorganização da rede, Carlos Maia garante que até final deste ano as instituições de ensino superior da região vão apresentar ao governo algumas propostas no sentido de reforçar a cooperação entre o IPCB, a IPG e a UBI. Isto para dar resposta ao secretário de estado da tutela que enviou, na última semana, uma carta a todos os reitores e presidentes dos institutos politécnicos, onde estabelece um prazo até Dezembro para que as instituições se pronunciem sobre qual o rumo a seguir, equacionando a hipótese de se concretizarem fusões ou agregações.

O presidente do IPCB refere que “já temos vindo a dar alguns passos no sentido de reforçar essa cooperação e pela nossa parte estamos disponível para encontrar formas de a reforçar”.

No entanto Carlos Maia refere que ainda é prematuro abordar qualquer proposta de fusão ou agregação e deixa o aviso “o exemplo de fusão seguido pelas universidades clássica e técnica de Lisboa não pode ser visto como uma solução para todo o país”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados