RCB/TuneIn
Sexta, 22 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FILARMÓNICA SONHA COM NOVAS INSTALAÇÕES
Rádio Cova da Beira
A bicentenária Banda de Aldeia Nova do Cabo assinalou este fim-de-semana mais um aniversário. Da festa à formação, sem esquecer o sonho de uma sede social, tudo no programa dos 211 anos da Filarmónica que também é uma família.
Por Paulo Pinheiro & Dulce Gabriel em 14 de Oct de 2013

Várias gerações de famílias têm passado pela Filarmónica União de Santa Cruz.

Os “Santos” são os resistentes e o regente, que também é Santos, não esconde o orgulho de ver os netos na Banda, por onde já passou o seu bisavô. Luís Santos acredita que um dos seus descendentes tomará, um dia, conta da colectividade.

Nessa altura a instituição poderá ter uma nova sede social e um espaço museológico que seja o garante da conservação de partituras e instrumentos centenários.

À Rádio Cova da Beira, Luís Santos sugere o aproveitamento das antigas instalações da escola básica da freguesia para ali instalar a sede da Banda.

“Seria um espaço mais amplo e próprio para a realização dos ensaios. Melhoraríamos a acústica e criaríamos uma sala de aprendizagem”.

Outro dos sonhos passa pela mudança de instalações do espaço museológico da Banda.

“Temos aqui um museu que parece ter nascido e morrido. Foi instalado há quatro anos mas nunca mais abriu e no edifício (da junta de freguesia) com infiltrações de água não há garantias de segurança para aquele património”.

Luís Santos afirma que se viu obrigado a acautelar algum do espólio e sugere que os dois séculos de história da instituição sejam melhor preservados. Ideias partilhadas à margem das comemorações dos 211 anos da Banda.

Uma data assinalada com um master classe orientado pelo professor, da Academia de Música e Dança do Fundão, David Machado que reuniu uma dezena de participantes. O clarinete como instrumento versátil na música de todos os tipos esteve em foco numa aprendizagem que culminou com um concerto que fez as delícias da população.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados