Para além da assinatura deste protocolo, o executivo fundanense visitou também as obras de requalificação da igreja matriz de Atalaia do Campo. Uma intervenção que de acordo com o pároco da aldeia, Valter Duarte, vai permitir ultrapassar os vários problemas detectados no templo “estou plenamente convicto de que vai ser possível acabar com os vários problemas que existem na nossa igreja matriz e espero que esta valorização que está a ser feita do nosso património seja algo sentido por todos”.
Já o presidente da câmara municipal do Fundão acredita que a concretização deste tipo de investimentos “é fundamental no sentido de preservar a identidade da aldeia” que vai ter uma nova realidade administrativa, com a agregação a Póvoa de Atalaia, depois das próximas eleições autárquicas. Paulo Fernandes sublinha que “a preservação do património e o apoio social às populações vão continuar a ser eixos fundamentais de intervenção em todo o concelho”.
Uma cerimónia em que a junta de freguesia de Atalaia do Campo distinguiu várias personalidades e instituições da aldeia assim como todos os presidentes da câmara municipal eleitos depois do 25 de Abril.