RCB/TuneIn
Quinta, 18 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
FUTSAL - ACADÉMICA VENCE TORNEIO
Rádio Cova da Beira
A Académica de Coimbra surpreendeu a equipa fundanense da Desportiva, marcando dois golos nos últimos segundos da final do 2º Torneio Cidade de Castelo Branco, acabando por vencer o jogo por 5-4. No jogo para atribuição do 3º e 4º lugar, o Boavista venceu a equipa organizadora, ADB Boa Esperança, por 2-0.
Por José Joaquim Ribeiro em 26 de Aug de 2013
 

A final foi renhidamente disputada por duas equipas de qualidade. A Académica entrou mais concentrada no jogo e soube, também, aproveitar algumas desatenções dos atletas fundanenses. A equipa de Coimbra chegou a 3-0 quase sem ter feito muito por isso. O primeiro golo, logo no primeiro minuto, resulta de uma clara falha de marcação a Jander, este fica isolado na cara de Cláudio, tenta o chapéu, o guardião parecia ter o lance controlado, mas a aproximação de Couto só veio complicar, acabando a bola por cair dentro da baliza, com os dois atletas fundanenses a acompanharem o esférico. O segundo golo, aos 12’,  é uma perda de bola à saída da meia quadra, que sobra para Fábio Mendes, este tira Jota do caminho e rematou para a baliza deserta. Um minuto depois, nova desatenção defensiva que resulta num primeiro remate, defendido por Jota mas na recarga Picasso fez o terceiro.

Estava a ser um jogo que corria sobre rodas para a Académica e estava a ser um desastre para os fundanenses.   

De repente tudo se alterou. A equipa de Joel Rocha alterou processos, passou a funcionar dentro dos princípios de jogo evidenciados durante a época passada e, alguns segundos depois do 3º golo da Académica,  os fundanenses, por intermédio de Lileu, num lance genial, reduziu e, um minuto depois, uma grande penalidade cometida sobre Fábio Salvado ( está a fazer-se um grande jogador), Noé Pardo reduziu para a margem mínima.  O empate chegaria  ainda antes do intervalo, com o mesmo jogador, na conversão de um livre de 10 metros, a marcar o terceiro tento da ADF.

Na segunda parte o jogo manteve-se muito disputado, com alguma agressividade, legal, na abordagem dos lances e muito empenho de todos os intervenientes. A Desportiva, em termos técnicos foi superior ao seu adversário, com jogadas muito bem delineadas e mecanismos muito próximos dos observados na última época. Essa superior qualidade permitiu-lhe dar a volta ao resultado, aos 27’,  com um golo de André Nabais a concluir uma belíssima jogada colectiva.

Com a tendência que o jogo estava a ter a Desportiva esteve sempre mais próxima de ampliar o marcador do que a Académica de chegar ao empate, no entanto, já dentro do último minuto do encontro, quando os fundanenses tentavam gerir o resultado e o jogo, um remate de meia distância, de Gustavo, ex-atleta da Desportiva, surpreendeu o guardião Cláudio, e fazia o empate. Após um time-out, pedido por Joel Rocha, num lance longo, quando faltavam apenas seis segundo para o final, Nilmar rececionou a bola sobre a esquerda, rematou de pronto  e, volta a surpreender Cláudio que nem esboçou reação.

A  Académica conquistou o trofeu, com mérito, principalmente por ter aproveitado os erros da equipa fundanense.

 

 

No jogo para atribuição do 3º e 4º lugar, tal como era expectável, o Boavista venceu a Associação da Boa Esperança, por 2-0, mas teve que se aplicar para levar de vencida a equipa que organizou o torneio.

A formação de Castelo Branco está a construir uma boa equipa, com muitos jovens com valor e vontade de singrarem no futsal.  Neste torneio ficou patente essa qualidade e, se tivermos em conta que a equipa apenas fez quatro treinos antes destes dois jogos, mais no leva a acreditar que o potencial é imenso.

O Boavista venceu o jogo com golos de Vitó, aos 15’ e Norinho, aos 30’. A equipa de António Manuel fez o suficiente para ter chegado, pelo menos, ao tento de honra.

No computo geral, foi um torneio muito bom em termos desportivos e terá sido muito importante para as três equipas que vão iniciar o campeonato nacional da 1ª divisão dentro de 15 dias, porque ganharam ritmo e melhoraram os índices físicos.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados