RCB/TuneIn
Domingo, 17 Jan 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FESTIVAL VIVEDONAS É PARA CONTINUAR
Rádio Cova da Beira
Festival Vivedonas para visitar este fim de semana na freguesia de Donas. Música, animação, gastronomia típica, artesanato e tasquinhas numa iniciativa que desde há 6 anos mobiliza as associações e colectividades da aldeia. Candidatos à futura união de freguesias presentes na inauguração, garantem continuidade do certame nos próximos anos.
Por Paula Brito em 24 de Aug de 2013

Este ano são 29 os expositores presentes, mais dois que no ano passado, mas este ano a feira ocupa a rua da escola em vez de se prolongar até à igreja devido às obras que decorrem no local "andamos em obras na igreja  no lagar antigo que vamos recuperar e transformar num espaço museológico, vamos recuperar o largo da igreja que estava muito mal tratado e a capela dos Pancas que é um ex-líbris das Donas", explica Vítor Dias, presidente da junta de freguesia de Donas. Este é o último ano em que se realiza o festival com o estatuto de freguesia, já que no próximo ano Donas estará agregada ao Fundão, Valverde e Aldeias de Joanes e Nova do Cabo. Vítor Dias, que é também candidato à união de freguesias, teme pela perda de identidade da aldeia, e com ela, a perda deste tipo de iniciativa "temo, se houver pessoas que não estejam dentro destas situações, porque uma coisa é gerir uma freguesia rural outra é gerir uma freguesia urbana como é o Fundão, e eu temo estar a entregar isto a pessoas que nunca viveram o associativismo, nunca estiveram perto das pessoas, e venham hoje alvorar-se como sabedores disto tudo, isso é que eu temo". 

O presidente da câmara municipal do Fundão, Paulo Fernandes, tem uma opinião diferente "eu acho que nos próximos anos, o que vai acontecer é que as comunidades vão querer afirmar cada vez mais as suas tradições, a sua entidade, a sua história, as suas associações, e isso vai enfatizar ainda mais aquilo que possamos oferecer aqui ao grande Fundão".  

Para além de Vítor Dias, mais dois candidatos à União de freguesias do grande Fundão marcaram presença no primeiro dia do Vivedonas. Malícia Trindade, da lista Dar,  garante que se for eleito presidente esta festa é manter "esta e todas as outras, todas as tradições são para manter, não tem lógica que não seja assim, para quem já teve a experiência de 12 anos numa autarquia rural e 12 numa autarquia urbana sabe bem o que é manter a identidade das pessoas". 

A continuidade do Vivedonas está também garantida se Albano Manteigas, candidato do PS, vencer as eleições a 29 de Setembro "concerteza, é uma festa importante da aldeia, muito bem sucedida, muito bem organizada, e como tal as Donas não pode abdicar desta festa, é fundamental".



  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados