RCB/TuneIn
S√°bado, 26 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
JANEIRO DE CIMA QUER LAR
O apoio aos idosos ? agora a prioridade em Janeiro de Cima, concelho do Fund?o. A constru??o de um lar ? a principal tarefa dos janeirenses. O centro de dia existente ? uma parte da resposta que a aldeia proporciona aos cidad?os mais velhos, mas ? necess?rio mais.
Por Paulo Pinheiro em 18 de Feb de 2009

Terreno não é problema. Há cerca de quatro anos, após conversações com a mesa administrativa da santa casa da misericórdia do Fundão (SCMF), a junta de freguesia deitou mãos à obra e realizou um peditório junto da população “ num fim-de-semana angariámos quatro mil contos. Adquirimos o terreno e a intenção era de o passar directamente do vendedor para a SCMF. Foram dois anos perdidos. A junta é hoje a proprietária daquela área que a vai doar, por cinquenta e um anos, á associação cultural e recreativa de Janeiro de Cima”, explica o presidente da autarquia.

De acordo com Álvaro Dias, a alteração dos estatutos da associação cultural e recreativa de Janeiro de Cima, e o reconhecimento desta como instituição de solidariedade social são as próximas tarefas. As conversações com a actual comissão administrativa da santa casa da misericórdia do Fundão estão bem encaminhadas e a ideia passa por efectuar o processo em duas fases “ a primeira, é a de integrar o actual centro de dia na associação e depois dar andamento ao processo. O projecto já existe e foi uma oferta do arquitecto José Duarte, natural da freguesia”.

O presidente da junta de Janeiro de Cima estima que no final do ano o processo possa estar pronto a candidatar a fundos comunitários, porque “já se perdeu muito tempo” Seja qual for o resultado das próximas eleições autárquicas, em Janeiro de Cima a construção do lar deve ser um dos projectos prioritários para esta aldeia do xisto.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados