Jorge Fael foi ao local, tirou fotografias e vai exigir a resolução desta situação que classifica de inadmissível "tendo em conta a factura de água e saneamento exorbitante que pagamos no concelho, tendo em conta as parangonas que a Covilhã tem 100% dos efluentes tratados, vamos exigir explicações, não sei o que é que aconteceu ali mas corre esgoto a céu aberto no perímetro urbano da cidade".
Uma situação que segundo Jorge Fael não é uma excepção no concelho da Covilhã "nós temos o postal ilustrado e depois temos os quintais, temos o pátio das traseiras onde a Covilhã continua muito mal tratada, ou seja é a Covilhã que o turista não vê, que o cidadão comum não vê, mas essa Covilhã precisa ser cuidada, temos que iniciar uma recuperação do pátio das traseiras, incluir pessoas, incluir território que está completamente ao abandono".
Para Jorge Fael a realidade desmente a propaganda de que a Covilhã "não deita uma gota de esgoto nos percursos de água".