Os ciclistas chegam à cidade da Covilhã pela EN 18, Alameda Pêro da Covilhã, Av. Marquês d´Ávila e Bolama, Rua Visconde da Coriscada e Praça do Município.
A subida à Serra vai obrigar a cortes de trânsito no acesso ao maciço central. Assim, a partir das 15h, corte de trânsito no cruzamento Santos Pinto (sentido ascendente), a partir das 14h 30, corte de trânsito no cruzamento dos Piornos (sentido Piornos - Covilhã). A partir das 15h 30 no sentido Piornos - Manteigas, a partir das 15h no Viveiro de Trutas (sentido Manteigas - Piornos), a partir das 16h no cruzamento do Ribas (Manteigas - Penhas Douradas) e no cruzamento entre a EN232 e a EN 339-1 (sentido Gouveia - Manteigas).
Já no dia 16 de Agosto, quando se correr a oitava etapa que liga Oliveira do Hospital ao alto da Torre, o trânsito será cortado a partir das 14h no cruzamento de acesso à torre (sentido Torre - Seia), cruzamento da Loriga (sentido Loriga Seia), cruzamento entre a EN339 e EN339-1 (sentido Seia-Torre e Torre-Seia), cruzamento entre a EN339 e EN232 (sentido Sabugeiro Torre. A partir das 15h haverá um corte geral desde o cruzamento dos Piornos até à torre.
A GNR aconselha as pessoas a deslocarem-se para os locais atempadamente, tendo em atenção os horários e os cortes de trânsito, devem estacionar nos locais destinados destinados para o efeito deixando sempre a faixa de rodagem livre, não devem fazer fogo ou fogueiras ou praticar campismo ou caravanismo nas zonas protegidas do parque natural, devem situar-se apenas nas zonas reservadas ao público e respeitar as áreas delimitadas.