RCB/TuneIn
Terça, 02 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"EDUCAÇÃO EM ANÁLISE"
Rádio Cova da Beira
É o nome da nova colecção de livros de bolso cujo volume nº2 acaba de sair. A colecção é publicada pela editora Santillana, cuja autora é Maria Natividade Pires, docente do IPCB /Escola Superior de Educação, em parceria com Ângela Balça, da Universidade de Évora.
Por Paulo Pinheiro em 10 de Aug de 2013

Neste volume, que tem por título "Literatura infantil e juvenil. Formação de leitores", as autoras tentam “sistematizar a criação na literatura infantil e juvenil portuguesa das últimas décadas e apresentar algumas reflexões teóricas que contribuam para que os educadores, de uma forma geral, se deixem aliciar pelos textos, mobilizando também as crianças e os jovens para os jogos de sedução da literatura, com capacidade de o fazerem de uma forma consciente e criativa e não um processo de alienação.

 

Autoras:

Maria da Natividade Pires é doutorada em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra. É professora coordenadora no Instituto Politécnico de Castelo Branco / Escola Superior de Educação. Há cerca de vinte anos foi fundadora de uma das primeiras ludotecas ligadas a instituições de ensino, na ESECB. Tem lecionado e sido responsável por disciplinas de licenciatura e de mestrado na área da Língua Portuguesa e da Literatura Infantil. Foi formadora do PNEP – Plano Nacional do Ensino do Português pelo núcleo de Castelo Branco e coordenou um projeto de promoção da leitura apoiado pelo PNL – Plano Nacional de Leitura. Foi Presidente do Conselho Científico da ESECB em 1996-1998 e em 2010-2012.

Ângela Balça é Professora Auxiliar da Universidade de Évora e doutorada em Ciências da Educação. As áreas de investigação centram-se na Didática do Português, na Literatura Infantil e na Formação de Leitores. É membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados