RCB/TuneIn
Segunda, 13 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PENAMACOR: 800 ANOS DE FORAL
Est? apresentado o programa comemorativo dos 800 anos do foral de Penamacor. O lan?amento de uma medalha, a inaugura??o de um memorial e a distin??o de v?rias personalidades naturais daquele concelho s?o alguns dos pontos altos destas comemora??es
Por Nuno Miguel em 16 de Feb de 2009

Um conjunto de iniciativas que está marcado para 1 de junho, dia do concelho de Penamacor, que vai ser "uma data que pretendemos que seja de festa, mas ao mesmo tempo com muito significado para as populações do concelho", diz a vereadora com o pelouro da cultura na autarquia penamacorense. Ilidia Cruchinho destaca também "o envolvimento de várias instituições neste programa, com muitos pontos de interesse".

Este programa comemorativo contempla ainda "a inauguração das obras de requalificação do antigo quartel, que vai ser associada a uma outra data histórica como é o 25 de abril, a realização de uma feira medieval no último dia de maio e a inauguração do núcleo museológoico da freguesia de Bemposta, a 15 de agosto".

A autarquia lançou também um concurso a que deu o nome de "jogos florais". Ilidia Cruchinho refere que "que vai abranger as áreas da literatura, fotografia e artes plásticas e esperamos ter um grande envolvimento de todos, nomeadamente dos estudantes do concelho".

Dentro deste programa comemorativo está também integrado um ciclo de conferências, que decorre sobre o lema “o fio da história”. A primeira iniciativa decorre já no próximo mês de Março "dedicada á época medieval; em maio vamos ter em destaque o período entre os descobrimentos e a queda do antigo regime e nos dias 4 e 5 de julho vamos ter a última jornada dedicada às figuras e factos de Penamacor contemporâneo".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados