RCB/TuneIn
Sábado, 16 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
FUTSAL: BRUNO TRAVASSOS GANHA BOLSA
Rádio Cova da Beira
O docente e investigador covilhanense da Universidade da Beira Interior, Bruno Travassos, venceu uma Bolsa de Investigação Internacional com um projecto sobre Futsal. O estudo intitulado “Contextos de prática e aprendizagem do futsal em Portugal e no Brasil”, foi submetido pelo professor do Departamento de Ciências do Desporto da UBI, e ganhou a bolsa Ibero- Americana para jovens docentes.
Por Miguel Malaca em 31 de Jul de 2013

Bruno Travassos, actual seleccionador distrital de futsal da Associação de Futebol de Castelo Branco e ex- treinador adjunto da equipa de futsal da AD Fundão, irá agora realizar o projecto na Universidade da Beira Interior (UBI), em parceria com o Laboratório de Comportamento Motor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo do Brasil.

Os objectivos do estudo passam por comparar a influência das características contextuais, culturais, sociais e desportivas, no desenvolvimento dos jovens praticantes de Futsal, em Portugal e no Brasil.

Para isso, este estudo irá centrar-se na avaliação de: contextos de prática formal e objectivos, contextos de prática informal, social e cultural dos jovens desportistas, da criatividade e performance na prática de jogos reduzidos.

A equipa de investigação liderada pelo professor Bruno Travassos, irá ainda integrar alguns especialistas nacionais e internacionais na área do cooching, desenvolvimento motor e aprendizagem.

De acordo com Bruno Travassos, pode ler-se no site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), “no final de 2014 é esperada uma maior compreensão sobre o desenvolvimento motor e desportivo, nomeadamente no que diz respeito à influência dos contextos sociais e de prática desportiva informal na promoção e desenvolvimento desportivos dos jovens.” Referiu o docente da UBI.

As implicações deste projecto revelar-se-ão também de significado interesse para o desenvolvimento de políticas de incentivo à prática de Futsal por parte da Federação Portuguesa de Futebol, Associações Distritais e Autarquias.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados