Bruno Travassos, actual seleccionador distrital de futsal da Associação de Futebol de Castelo Branco e ex- treinador adjunto da equipa de futsal da AD Fundão, irá agora realizar o projecto na Universidade da Beira Interior (UBI), em parceria com o Laboratório de Comportamento Motor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo do Brasil.
Os objectivos do estudo passam por comparar a influência das características contextuais, culturais, sociais e desportivas, no desenvolvimento dos jovens praticantes de Futsal, em Portugal e no Brasil.
Para isso, este estudo irá centrar-se na avaliação de: contextos de prática formal e objectivos, contextos de prática informal, social e cultural dos jovens desportistas, da criatividade e performance na prática de jogos reduzidos.
A equipa de investigação liderada pelo professor Bruno Travassos, irá ainda integrar alguns especialistas nacionais e internacionais na área do cooching, desenvolvimento motor e aprendizagem.
De acordo com Bruno Travassos, pode ler-se no site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), “no final de 2014 é esperada uma maior compreensão sobre o desenvolvimento motor e desportivo, nomeadamente no que diz respeito à influência dos contextos sociais e de prática desportiva informal na promoção e desenvolvimento desportivos dos jovens.” Referiu o docente da UBI.
As implicações deste projecto revelar-se-ão também de significado interesse para o desenvolvimento de políticas de incentivo à prática de Futsal por parte da Federação Portuguesa de Futebol, Associações Distritais e Autarquias.