RCB/TuneIn
Terça, 25 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MISSÃO SORRISO OFERECE CARDIOTOCÓGRAFO AO CHCB
Rádio Cova da Beira
O bloco de partos do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) passou a estar equipado com um aparelho de cardiotocografia que «permite monitorizar a frequência cardíaca fetal e registar continuamente os movimentos do bebé, as contracções uterinas e a oxigenação do feto, principalmente, nos casos de gravidez de risco», disse o médico obstetra Renato Martins.
Por Paulo Pinheiro em 25 de Jun de 2013

O equipamento, único no Interior do País, foi oferecido ao CHCB no âmbito do projecto «Nascer Bem» apresentado pela unidade de saúde à Missão Sorriso promovida, anualmente, pela cadeia de hipermercados Continente.


Segundo Renato Martins, o aparelho permite um exame de vigilância ao bem-estar do bebé durante o parto (intra parto) constituindo «uma excelente ferramenta para prevenir o sofrimento fetal, analisar as condições de vida do bebé, tranquilizar as mães e ajudar os médicos a tomar decisões em função do diagnóstico».


A cardiotocografia permite, por exemplo, «adiar situações de cesariana intempestiva porque ao monitorizar o bebé teremos a segurança suficiente para adiar deixando que o parto possa ocorrer normalmente», sublinhou o médico pediatra Ricardo Costa. «Sem este aparelho teríamos dúvidas e iríamos arrancar mais precocemente para a realização de cesarianas», concluiu.


A cardiotocografia é um exame simples e indolor garantido, a partir de agora, não apenas a grávidas de risco mas a todas as grávidas em trabalho de parto.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados