Jovem veterinário de Idanha a Nova ganha prémio na Feira Nacional de Agricultura de Santarém.
Diogo Meireles, instalado na incubadora de base rural de Idanha a Nova desde o início do ano, irá a Bruxelas, conjuntamente com mais 4 jovens, representar Portugal no Concurso Europeu de Jovens Agricultores.
O projecto premiado é uma iniciativa Proder e tem como objectivo o melhoramento genético das raças bovina Aberdeen- Angus , e suína Bízara, e irá contemplar um efectivo de 50 vacas e 10 porcas.
A iniciativa deste jovem agricultor assenta na utilização de biotecnologias reprodutivas, nomeadamente a inseminação artificial e transferência embrionária, bem como a testagem e venda de animais reprodutores, adaptados à região, uma vez que os embriões são oriundos do Reino Unido.
Foi também na edição número 50 da Feira Nacional de Agricultura que a queijaria Lourenço, com sede em Vila Velha de Ródão, recebeu duas medalhas de ouro no concurso nacional de queijos tradicionais portugueses. O galardão máximo do concurso foi para os queijos Amarelo e Picante da Beira Baixa.
E já que falamos em prémios. A Beira Serra foi dos 51 projectos vencedores da 10.ª edição da EDP Solidária, a que concorreram 1211 projectos.
A Fundação EDP vai assim apoiar o projecto da associação de desenvolvimento - “Horta do Bairro”, que tem como objectivo criar uma horta comunitária no bairro das nogueiras do Teixoso, promovendo a consciencialização para o trabalho colectivo.
O projecto “Horta do Bairro” decorre a partir do próximo mês de Julho e até Dezembro de 2014 e vem complementar o trabalho que a Beira Serra tem vindo a desenvolver de intervenção comunitária naquele bairro.