RCB/TuneIn
S√°bado, 25 Mai 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
GALA DO DESPORTO DISTRITAL
Realizou-se este sábado, em Oleiros a 5ª edição da Gala do Desporto Distrital, organizado pela Associação de Futebol de Castelo Branco, numa parceria com a comunicação social do distrito, onde foram galardoados os atletas, técnicos, dirigentes e árbitros que mais se evidenciaram na época 2012/2013, nos campeonatos nacionais e distritais de futebol e futsal.
Por José Joaquim Ribeiro em 16 de Jun de 2013

Foi uma festa muito concorrida, com várias personalidades da política distrital e com a presença da grande maioria dos agentes que desenvolvem o futebol e o futsal no distrito.

 

Para além dos troféus que galardoaram os melhores, na perspetiva do júri, foram entregues as taças aos clubes que se sagraram campeões distritais, nos diversos escalões etários e aos vencedores das taças de honra ou taças AFCB.

 

O prémio Prestigio, o mais consagrado troféu que a Associação de Futebol atribui todos os anos, foi entregue a Jorge Nunes, pelos relevantes serviços que prestou ao futebol do distrito, ao longo de 26 anos, primeiro como presidente da direção do Sertanense, depois como Vice-presidente da mesa da assembleia geral da AFCB, mais recentemente e durante oito anos, como presidente do Conselho de Arbitragem do distrito e atualmente como vogal do CA da Federação Portuguesa de Futebol.

 

O júri, composto pelos dirigentes da AFCB e pela comunicação social decidiu distinguir os seguintes elementos, como tendo sido os melhores da época 2012/2013:

 

O  vencedor do Troféu para Atleta de futebol sénior dos campeonato nacionais  foi  João Afonso  do  Benfica C. Branco, no campeonato nacional da 2ª divisão.  Os outros nomeados foram:  Alex do Sertanense e  Alan Santolini do V. Sernache.

 

O  vencedor do Troféu para Atleta de futebol sénior do campeonato distrital foi   Toni atleta do Águias do Moradal, campeão distrital de futebol .  Os outros nomeados foram :  Yero do CD Alcains e Suisso do Proença.

 

O  vencedor do Troféu para Atleta sénior de futsal dos campeonatos nacionais foi Nuno Couto, futsalista  da  A.D. Fundão,  no campeonato nacional da 1ª divisão .  Os outros nomeados foram:   André Nabais da AD Fundão e Daniel do Boa Esperança.

 

O vencedor do Troféu para Atleta sénior de futsal do campeonato distrital foi Xina  atleta da U.D. Cariense, campeão distrital . Os outros nomeados foram  Artur do Alcaria e Reixa do Retaxo.

 

O vencedor do Troféu para Atleta de futebol, dos escalões de formação  foi Eduardo Lourenço atleta do  Desportivo C. Branco.  Os outros nomeados foram:    Marco do Sp. Covilhã e Aruna da AD Estação.

 

O vencedor do Troféu para Atleta de futsal dos escalões de formação foi  Fábio Salvado futsalista da  A.D. Fundão, campeão distrital e vencedor da Taça AFCB .  Os outros nomeados foram:    João Craveiro do Paul e David Oliveira do V. Sernache.

 

A  vencedora  do Troféu para Atleta feminina de futsal  foi  Renata atleta da  AD Fundão – As outras nomeadas foram:  Raquel da Casa Benfica Belmonte e Neuza do Bº Cansado.

 

O  vencedor do Troféu para Treinador de futebol sénior foi  João Laia, campeão distrital e vencedor da Taça de Honra José Farromba, ao serviço do Águias do Moradal.  Os outros nomeados foram:  João Sousa do Sertanense e  Lima Pereira do V. Sernache.

 

O  vencedor do Troféu para Treinador  sénior de futsal foi Joel Rocha,  4º classificado na fase regular do campeonato nacional da 1ª divisão, levando a equipa da  A. D. Fundão às meias finais do play-off. Os outros nomeados foram:   Arménio Coelho do Alcaria e Carolina Almeida da A.D. Fundão.

 

O  vencedor do  Troféu para Treinador dos escalões de formação de futebol e futsal foi  Dário Gaspar, campeão distrital ao serviço da  A.D. Fundão e vencedor da sua série na 1ª fase da Taça Nacional de juniores em futsal.   Os outros nomeados foram:   André Oliveira do Sp. Covilhã e  Miguel Ângelo do C. Ac. Fundão.

 

O  vencedor do Troféu para Dirigente do ano foi António Joaquim, presidente  do G.D. Vitória de Sernache.  Os outros nomeados foram:  Joaquim Neto, presidente do  Bº Valongo e Aníbal Antunes presidente do Águias Moradal.

 

Foram, também, entregues os troféus aos melhores árbitros. João Rafael recebeu o troféu como  1º classificado em futebol e Paulo Antunes como 1º classificado em futsal.

 

Há ainda a salientar a homenagem que a AFCB prestou a Luciano de Almeida, a titulo póstumo, com um minutos de silêncio e entrega de uma lembrança à família, representada na gala pela esposa e filha.

 

Neste tipo de galas há sempre quem não concorde com esta ou aquela nomeação ou mesmo distinção, no entanto, também há aqueles que de forma positiva aponta caminhos para que não haja tantas injustiças nesta difícil função de nomear e escolher.

 

Uma sugestão que ouvimos e registamos tem a ver com a nomeação do atleta dos escalões de formação. Visto os jogos dos mais jovens não serem acompanhados pela grande maioria dos órgãos de comunicação social, a sugestão era no sentido de serem todos os treinadores a indicar três nomes de atletas onde não constasse nenhum por si orientados.

 

Outros agentes desportivos continuam a não perceber a junção do futebol e do futsal, no troféu para o treinador dos escalões de formação e para a junção do troféu para os treinadores de futebol e futsal, com responsabilidades nos nacionais ou nos distritais. Neste contexto não se tem em conta a responsabilidade de quem treina uma equipa nos nacionais. Na nossa opinião, com mais dois troféus, a AFCB  resolvia  de vez este problema.

 

Um outro especto que, na nossa opinião, é necessário corrigir tem a ver com a impossibilidade de um determinado agente desportivo não poder ser vencedor,  se já o tiver sido três vezes anteriormente.  É um impedimento previsto no regulamento da Gala e que não faz qualquer sentido. Se os trofeus são para galardoar os melhores, os melhores têm que ganhar sempre. Era o mesmo que impedir  Messi ou Reinaldo de vencerem o troféu de melhores  jogadores do mundo, mais que três vezes.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados