RCB/TuneIn
Domingo, 21 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
IDANHA-A-NOVA: ASSOCIAÇÃO COM NOVA SEDE
Cerca de 75 mil euros foi quanto custou a adaptação dos antigos lavadouros de Idanha-a-Nova para servirem de sede da Associação de Cicloturismo (ACIN), criada há oito anos e que até aqui utilizava o edifício da casa Torres Campos para desenvolver os seus projectos.
Por Paulo Pinheiro em 14 de Jun de 2013

Reconhecida pelo seu dinamismo na organização de provas de cicloturismo, já de envergadura considerável a nível nacional e até além fronteiras, o espaço de que dispunham não era o mais indicado e necessário às necessidades daquela agremiação, como referiu o presidente da câmara municipal, Álvaro Rocha, durante a inauguração da nova sede que teve lugar na passada quarta-feira, e foi um dos últimos actos públicos do autarca, na qualidade de responsável máximo da edilidade, uma vez que renunciou ao mandato dia 17 de Junho.

Os antigos lavadouros de Idanha, construído nos anos 50 do século passado, e há muito sem uma utilização pública, necessitavam ser dignificados e mantidos na memória dos idanhenses, pelo que o seu aproveitamento para sede da ACIN, surgiu como uma importante forma de manter essas memórias. Assim, o projecto desenvolvido pela arquitecta da autarquia, Joana Rossa, teve como um dos pressupostos manter a traça e protagonismo do edifício, adaptando-o de forma a servir também a funcionalidade, não descorando a estética.

 

Com cerca de 70 metros quadrados, dispõe de um gabinete para a direcção, uma recepção, um espaço de arrumos e instalações sanitárias. A zona envolvente vai contar com um espaço para actividades desportivas, lúdicas e de lazer, além de ser também objectivo da Câmara Municipal, proprietária do edifício, disponibilizado à ACIN, em comodato, construir um outro, com cerca de 65 metros quadrados, parcialmente enterrado, junto ao agora inaugurado, que engloba instalações sanitárias públicas, balneários e vestiários de apoio à associação, nunca esquecendo a importância de o mesmo não impedir as vistas para a campina de Idanha, uma vez que a sede se localiza na zona antiga da vila, com uma vista soberba sobre a sua envolvente.

Durante a cerimónia de inauguração do espaço, Álvaro Rocha enalteceu o trabalho da ACIN pela forma empenhada com que tem desenvolvido as suas actividades, bem como o progressivo crescimento da mesma, dando um passo de cada vez. O autarca lembrou a importância da agremiação na captação de milhares de pessoas para Idanha, com os eventos de grande dimensão que tem sabido organizar, considerando-a uma das mais dinâmicas do concelho.

Palavras que o presidente da direcção da ACIN, João Afonso, agradeceu com alguma emotividade, prometendo que a associação tudo fará para continuar a dignificar o concelho, através da organização de actividades de cicloturismo que levem o nome do concelho o mais longe possível.

Também Armindo Jacinto, actual presidente, referiu e salientou de modo muito especial a importância que aquela agremiação tem tido no apoio à promoção turística do concelho, referindo ser sua vontade continuar a apoiar este tipo de iniciativas que em muito contribuem para a vinda de mais turistas e mais dinamismo à economia do concelho.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados