"Há um pouco aquela ideia que é muito cedo para escolher uma vocação, eu não partilho dessa opinião, entendo que nós vamos ao longo do nosso desenvolvimento mostrando aptidões, interesses, gostos, somos melhores numas disciplinas do que noutras, mesmo nas actividades extra escola, uns andam na música, outros no desporto, ou seja, há um conjunto de indicadores que nos ajudam a perceber logo a partir dos 13, 14 anos, a nossa vocação".
A escola secundária do Fundão tem, desde 1985, um programa dirigido aos alunos do 9.º ano que consiste num processo de orientação acompanhado. Isabel Henriques alerta para uma questão importante e que por vezes é descurada "pelos pais e pelos alunos que é - tenho eu vontade de investir nos estudos ou sou uma pessoa que gosto de coisas mais práticas? e aí podemos logo ver se devia seguir a via profissional".
No pavilhão multiusos a oferta é vasta desde o ensino superior universitário, com a presença da UBI, até ao politécnic,o com a presença do Instituto Politécnico da Guarda. Também as escolas profissionais da região estão representadas no certame que pode visitar até sábado.