RCB/TuneIn
Domingo, 08 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FEIRA VOCACIONAL ATÉ SÁBADO NO MULTIUSOS
Rádio Cova da Beira
No pavilhão multiusos começou hoje a feira vocacional promovida no âmbito do Forum Educa onde as escolas mostram as suas ofertas formativas aos estudantes e familiares que visitarem o certame até ao próximo sábado. Isabel Henriques, psicóloga no agrupamento de escolas do Fundão, defende que a escolha da vocação é importante desde o 9.º ano de escolaridade.
Por Paula Brito em 30 de May de 2013

"Há um pouco aquela ideia que é muito cedo para escolher uma vocação, eu não partilho dessa opinião, entendo que nós vamos ao longo do nosso desenvolvimento mostrando aptidões, interesses, gostos, somos melhores numas disciplinas do que noutras, mesmo nas actividades extra escola, uns andam na música, outros no desporto, ou seja, há um conjunto de indicadores que nos ajudam a perceber logo a partir dos 13, 14 anos, a nossa vocação".

A escola secundária do Fundão tem, desde 1985, um programa dirigido aos alunos do 9.º ano que consiste num processo de orientação acompanhado. Isabel Henriques alerta para uma questão importante e que por vezes é descurada "pelos pais e pelos alunos que é - tenho eu vontade de investir nos estudos ou sou uma pessoa que gosto de coisas mais práticas? e aí podemos logo ver se devia seguir a via profissional".

No pavilhão multiusos a oferta é vasta desde o ensino superior universitário, com a presença da UBI, até ao politécnic,o com a presença do Instituto Politécnico da Guarda. Também as escolas profissionais da região estão representadas no certame que pode visitar até sábado. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados