RCB/TuneIn
Sexta, 28 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
"ALTERAÇÃO LEGISLATIVA É VITAL"
Rádio Cova da Beira
Hospitais da Beira Interior estão disponíveis para receber médicos internos que estão em excesso noutras regiões do país. O anúncio feito pelo presidente do conselho de administração do centro hospitalar da Cova da Beira em resposta à preocupação expressa nesse sentido pelo bastonário da ordem dos médicos em recente visita à região.
Por Nuno Miguel em 29 de May de 2013

José Manuel Silva mostra-se muito apreensivo "pelo facto de nem todos os alunos licenciados em medicina poderem ter acesso a vagar de especialidade devido ao aumento excessivo do número de vagas nas universidades". Uma situação que, de acordo com o responsável "acaba por criar uma grande disparidade uma vez que há médicos internos que estão a mais em várias zonas do país e regiões como o interior continuam a ter falta de médicos".

O bastonário deixou ainda um forte apelo ao poder político no sentido de adoptar medidas de discriminação positiva para o interior e que permitam aumentar o número de médicos que se fixa na região "é ao criar essas medidas de discriminação positiva que se pode resolver este problema porque muitas vezes os hospitais até estão impedidos de admitir novos quadros devido às restrições orçamentais e por isso já todos percebemos que não basta anunciar incentivos para isso; é preciso algo mais".

A fixação de médicos na região continua a ser um problema, reconhece o presidente do conselho de administração do centro hospitalar da Cova da Beira. No entanto Miguel Castelo Branco refere que os três hospitais da região "estão disponíveis para receber os médicos internos que estão colocados noutras unidades de saúde do país, mas para isso é necessário que o ministério da saúde aprove a legislação que tem vindo a trabalhar no sentido de permitir a criação dum consórcio entre os três hospitais da Beira Interior; temos indicação de que isso pode estar para breve e eu acredito que quando for dado esse passo vamos estar em melhores condições para aumentar o número de médicos que se fixa em toda esta região".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados