Recorde-se que os factos motivaram a emissão dum comunicado, por parte da autarquia, em que quase todos os candidatos a esse acto eleitoral foram apelidados de “abutres políticos” e que nunca se preocuparam com as actividades desenvolvidas naquele espaço. Afirmações a que Vítor Pereira respondeu, sob a forma duma pergunta endereçada aos municípes "como é que uma ave de rapina como o senhor Carlos Pinto pode vir apelidar cidadãos honestos de abutres ?" interroga "eu acho que ele nesta fase final de mandato está a faltar ao respeito aos covilhanenses pois faltando ao respeito aos idosos está a fazer o mesmo a todos os restantes cidadãos".
O candidato socialista à presidência da câmara da Covilhã considera que, em final de mandato, Carlos Pinto está a mostrar a sua verdadeira essência "e que me indigna especialmente; é o facto de demonstrar que montou uma fraude e uma farsa em relação aos idosos durante muitos anos; só mostra com o comportamento que está a ter que nunca teve uma preocupação genuína com eles e que apenas os olhava como eleitores".
Vítor Pereira desafia ainda Pedro Farromba a quebrar o silêncio sobre este assunto "o senhor vice presidente da câmara, que também é candidato, e que manteve durante a semana um silêncio sepulcral tem de vir a público dizer se está com os idosos ou se está com as guerras que o senhor Carlos Pinto está a travar em final de mandato".
O candidato socialista deixou ainda a garantia de que, se for eleito novo presidente da autarquia, o “Espaço das Idades” vai ser elevado à categoria de departamento municipal.