RCB/TuneIn
Quinta, 17 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI APAGA 27 VELAS
Rádio Cova da Beira
O anivers√°rio da Universidade da Beira Interior fica marcado pela inaugura√ß√£o do Ubimedical. Um projecto que o reitor gostaria que, dentro de 10 anos, ¬ďfosse o equivalente √†quilo que √© hoje o Instituto Pedro Jorge em Coimbra¬Ē. Em entrevista √† RCB, Jo√£o Queir√≥z fala, entre outros assuntos, daquele que √© "o projecto mais emblem√°tico" do seu mandato.
Por Paula Brito em 30 de Apr de 2013

A obra física está pronta e durante o próximo ano serão recrutados 10 novos profissionais para o Ubimedical “desde bolseiros a técnicos, gestores e na área de secretariado”. Durante este ano será ainda instalado o equipamento e terminados os acessos. No final a obra terá tido custos próximos dos 6 milhões de euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários. A gestão, como já tinha anunciado, deverá ser feita por uma associação privada sem fins lucrativos, tutelada pela UBI, “seguindo as práticas europeias e internacionais na gestão deste tipo de projectos”. 

João Queiróz explica o que será o Ubimedical para lá da obra “vamos criar laboratórios, ter pessoas especializadas em determinado tipo de análises certificadas que vamos prestar ao exterior e depois vamos ter uma zona de mil metros quadrados de incunbadora de empresas que se vão criar dentro desta temática”.

Outra das medidas salientadas pelo reitor, é o fundo de apoio social criado no início do ano lectivo e que permitiu, até à data, apoiar mais de meia centena de alunos “é um fundo complementar às bolsas e acção social e que nos tem permitido apoiar mais de meia centena de alunos que têm neste momento melhores condições no seu dia a dia”. 

Quanto às propinas, ainda há margem para aumentar o valor no próximo ano lectivo, mas essa é uma decisão que, segundo João Queiróz, deve ser tomada pelo próximo reitor “as propinas estão num valor de 1.037 euros, podem ser ajustadas para 1060 euros mas quem vai gerir o próximo ano lectivo é o novo reitor e deve ser ele, seja eu ou outro, a tomar a decisão.” 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados