RCB/TuneIn
Quinta, 22 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
EX-AUTARCAS DE FREGUESIA REUNIDOS
Rádio Cova da Beira
Cerca de três dezenas de ex-presidentes de junta do concelho do Fundão reuniram-se este fim de semana no tradicional jantar de convívio para relembrar os tempos em que os autarcas do concelho eram unidos.
Por Paula Brito em 29 de Apr de 2013

Essa é de resto a principal diferença que Francisco Barata Roxo, um dos promotores do convívio, traça quando compara os  autarcas de hoje e dos do seu tempo de presidente da junta de Alpedrinha “noto, e todos os que vêm a este convívio notam, é que havia mais unidade, nós convivíamos mais, éramos mais unidos, tínhamos mais reuniões, decidíamos mais coisas em conjunto e muitas vezes forçávamos os presidentes de câmara a decidirem”.

 Luís Cerdeira, (na foto) hoje com 89 anos, foi durante 28 presidente da junta de freguesia do Salgueiro e não perde nenhum convívio. O autarca mais velho presente no jantar olha com bons olhos para a agregação dos 3 Povos que já no seu tempo era falada mas que nunca foi possível concretizar “no tempo em que eu era presidente da junta conversámos diversas vezes com as gentes das 3 povoações e eram os velhos que não queriam aderir à unificação das três povoações, hoje os jovens já vêm que é melhor juntar as três aldeias”. 

José Belchior, que foi durante quatro anos presidente da junta do Fundão, era o ex-autarca mais jovem do encontro e à RCB confessa que não entende a agregação das freguesias urbanas da forma como foi feita “se havia uma freguesia que devia deixar de existir era a do Fundão que já tem a câmara na sede, depois não percebo esta agregação: juntam as duas aldeias e deixam o Souto da Casa de fora, as Donas e Valverde e deixam Alcongosta de fora, estas freguesias, pelo número de habitantes que já têm merecem ter a sua própria freguesia”.

A agregação das freguesias serviu de aperitivo ao jantar que reuniu no Fundão cerca de 30 autarcas de junta de freguesia.  


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados