RCB/TuneIn
Quinta, 22 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FEIRA DO ENCHIDO E DO PRESUNTO
Rádio Cova da Beira
Atalaia do Campo recebe este fim de semana a primeira feira do enchido e do presunto. Uma iniciativa promovida pela associação de festas da aldeia que conta com a adesão de 35 expositores.
Por Paula Brito em 27 de Apr de 2013

Vanda Torres é uma das expositoras de enchidos que produz em Atalaia do Campo e vende noutros concelhos “vendo em Idanha a nova e Proença a Nova mas produzo aqui na Atalaia tudo de forma tradicional”. Ao centro do recinto de festas está a empresa Casa Quintela, com sede em Atalaia do Campo,  uma das maiores produtoras do sector no nosso país, como explica Valdemar Barata, director comercial da empresa “somos um dos maiores produtores de charcutaria do país e exportamos para quatro continentes”.

Depois da cereja, do queijo, do cogumelo, do pão e da castanha, os enchidos e o presunto são produtos que segundo Paulo Fernandes vêm complementar a vasta oferta do município em termos de produtos tradicionais “esta festa nasceu da vontade local e por ser uma área que tem muita força em Atalaia e no concelho onde temos várias empresas de enchidos, presuntos, carnes e charcutaria e esta era uma área que ainda não estava coberta”.

Segundo o presidente da câmara do Fundão esta valorização que o concelho tem feito dos produtos da terra tem vindo a dar resultados “o facto do Fundão ser cada vez mais conhecido pela sua invocação dos produtos da terra e pelo facto do país estar a mudar de paradigma, e estar a colocar finalmente a produção na agenda, a verdade é que todos os dias batem à porta da câmara municipal empresários, jovens e menos jovens à procura de terra para produção”. 

Para dar resposta a estes pedidos a câmara do Fundão está a preparar um banco de terras que segundo o autarca vai conhecer desenvolvimentos nas próximas semanas.

 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados