RCB/TuneIn
Quinta, 22 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBIMEDICAL ABRE PORTAS ESTE MÊS
Rádio Cova da Beira
Comemora√ß√Ķes dos 27 anos da UBI, que se assinalam no pr√≥ximo dia 30, v√£o ficar marcadas pela inaugura√ß√£o do UbiMedical. √Č um projecto na √°rea das ci√™ncias da sa√ļde e que para al√©m duma vertente ligada √† investiga√ß√£o pretende tamb√©m afirmar-se como uma incubadora de empresas do sector, contando para o efeito com uma parceria com a multinacional Siemens.
Por Nuno Miguel em 22 de Apr de 2013

Para o reitor da UBI este projecto pode criar novas cinergias entre o conhecimento académico e o mundo empresarial "ele vai estar assente em quatro vertentes fundamentais; a investigação cientifica, a incubação de projectos, a qualidade de vida e a caracterização de parâmetros de saúde pública; penso que o Ubi Medical vai poder afirmar-se como um prestador de serviços e como um pólo importante de desenvolvimento tecnológico de toda a região".

A uma semana da inauguração o edifício está praticamente concluído e João Queiróz espera que dentro de um ano tudo esteja equipado e a funcionar "neste momento o atraso que existe é ao nível dos arranjos exteriores uma vez que o inverno foi muito rigoroso mas dentro duma semana a questão estará ultrapassada; quando à parte interior já adjudicámos o concurso público para a compra de equipamentos e material de laboratório e vamos ter um prazo de um ano para a sua instalação".

Todo o investimento ronda os seis milhões de euros, numa área de construção de três mil metros quadrados com laboratórios, gabinetes, salas de investigação e incubação. Um projecto que João Queiróz vai propor ao conselho geral que seja autonomizado através da constituição duma associação privada sem fins lucrativos "para esse efeito vamos convidar as autarquias da região, as unidades de saúde e outras instituições por forma a que nãop esteja unicamente dependente de quem a universidade entender que deve estar à frente do projecto".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados