RCB/TuneIn
Terça, 26 Out 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CHCB CELEBRA DIA NACIONAL DO DOENTE COM AVC
Rádio Cova da Beira
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) continua a ser a primeira causa de morte e incapacidade em Portugal. Prevenir e agir com rapidez em caso de AVC s√£o as principais mensagens a reter neste dia.
Por Paula Brito em 02 de Apr de 2013

O AVC é um problema de saúde pública que é preciso prevenir já que o melhor AVC, segundo Miguel Castelo Branco, é aquele que não existe “o ideal é que não aconteça logo temos que prevenir e saber que existe um conjunto de problemas que estão associados ao AVC: a hipertensão arterial, a diabetes, o tabagismo, pessoas que não têm actividade física ou que não comem adequadamente, tudo isto são factores a ter em conta na prevenção”.

Esta é a primeira mensagem deixada pelo presidente do conselho de administração do centro hospitalar da Cova da Beira neste dia nacional do doente com AVC. A segunda, é a necessidade de actuar de imediato perante um Acidente Vascular Cerebral “é extremamente importante que no dia em que acontece o AVC as pessoas vão à Urgência através do 112 e com isso reduzir o impacto no futuro, porque 50% dos doentes com AVC vão ficar com sequelas e portanto a intervenção na fase aguda reduz o impacto das sequelas”.

O tempo é assim um factor essencial no tratamento do AVC. Para isso a detecção é fundamental seja pelo próprio, seja por um familiar ou outro. Esta manhã, na conferência cientifica sobre o tema o médico internista Pedro Santos deixou os sinais de alerta que todos devem conhecer “pedir ao doente para sorrir, é anormal que um dos lados da face não se mova por igual, pedir ao doente para fechar os olhos e esticar os dois braços à frente com as palmas da mão para cima, anormal é um dos braços descair, pedir ao doente para dizer uma frase, anormal é o arrastamento de palavras, utilização de palavras erradas ou incapacidade de falar”.

Perante qualquer um destes sintomas deve de imediato ligar o 112. No caso da região, o Centro Hospitalar da Cova da Beira tem uma via verde para o AVC e uma unidade de tratamento do Acidente Vascular Cerebral que no último ano tratou 378 doentes. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados