RCB/TuneIn
Sexta, 04 Dez 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
NÚCLEO MUSEOLÓGICO DOS EMBUTIDOS EM ALPEDRINHA
Rádio Cova da Beira
A Santa Casa da Misericórdia de Alpedrinha vai criar o núcleo museológico dos embutidos no edifício da antiga pensão Clara. A decisão foi tomada na última assembleia geral da instituição.
Por Paula Brito em 28 de Mar de 2013

Há muito que em Alpedrinha se discute o tema, mas segundo Carlos Bragança, finalmente foi encontrada a solução para o enorme e valioso espólio de embutidos da misericórdia "a misericórdia de Alpedrinha tem a maior colecção de embutidos do país e talvez da Europa e vamos chamar as pessoas lá para ver os móveis, a maioria das pessoas fica admirada e pensa que são pinturas, mas aquilo é um trabalho minucioso de colagem de pedacinhos de madeira". 

Segundo o provedor da santa casa da misericórdia de Alpedrinha a criação do núcleo museológico dos embutidos vai obrigar a obras de adaptação do edifício da antiga pensão, pertença da santa casa "vão ficar só as paredes", explica o provedor que gostaria de começar as obras este ano "seria o ideal mas vamos arrancar com o apoio da câmara do Fundão que aliás já está prometido pelo sr. presidente". 

Segundo Carlos Bragança a ideia de instalar o núcleo museológico dos embutidos no edifício da antiga pensão Clara partiu do presidente da câmara do Fundão e a ideia foi bem acolhida na última assembleia geral da Santa Casa onde também foram aprovadas, por unanimidade, as contas da instituição relativas a 2012. A Santa Casa da Misericóridia de Alpedrinha encerrou o ano com um resultado negativo de 151 euros, em 2011 o resultado negativo tinha sido de 10 mil euros.

 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados