RCB/TuneIn
Quinta, 17 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PÃO PARA TODOS
Rádio Cova da Beira
Em Aldeia do Souto, no concelho da Covilhã, durante dois dias a junta de freguesia distribui pão caseiro pela população. Uma tradição perdida que a autarquia decidiu recuperar desde que recuperou também o forno comunitário da aldeia.
Por Paula Brito em 28 de Mar de 2013

Para o presidente da junta, João Luís Gomes “é uma forma diferente de desejar boa Páscoa à população”. Maria de Lurdes é quem durante os dois dias amassa e coze o pão no recuperado forno a lenha da aldeia “estiver aqui ontem todo o dia e hoje desde as 7h da manhã, a fazer sobretudo pães mas também bolas de carne, todos os anos fazemos entre 400 a 450 pães”.

Prazeres Matias tem 78 anos e recorda o tempo em que o forno da aldeia trabalhava pelo menos de 15 em 15 dias “antigamente juntávamo-nos umas quatro ou cinco e cozíamos o pão todas juntas, para o distinguirmos púnhamos uma marca, umas punham um cruz, outras um rabisco”.

Agora o pão chega a casa pela mão da funcionária da junta de freguesia que durante dois dias percorre as ruas da aldeia, de porta em porta. Presente esteve também o vice presidente da câmara da Covilhã, Pedro Farromba para quem este pão “sabe a tradição desta altura de Páscoa”.

Uma tradição que regressa na próxima Páscoa se a futura junta de freguesia quiser triplicar o número de pães para chegarem também a Vale Formoso, com quem Aldeia de Souto vai agregar. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados