RCB/TuneIn
Sexta, 06 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
"EXTENSÕES NÃO FECHAM"
Rádio Cova da Beira
"Não há extensões de saúde em risco de encerrar na Cova da Beira". A garantia é deixada pelo director executivo do ACES apesar de o agrupamento se debater actualmente com falta de médicos de medicina geral e familiar.
Por Nuno Miguel em 26 de Mar de 2013

João Bento refere que se estão a procurar soluções no sentido de minimizar o problema mas o encerramento de extensões de saúde "não é uma hipótese nem a curto nem a médio prazo; sabemos que a conjuntura de dificuldades financeiras inviabiliza a contratação no imediato de novos médicos mas eu espero que em breve essa situação possa ser alterada, inclusivamente com a contratação de alguns médicos que já estão aposentados".

Apesar disso, o director executivo do agrupamento de centros de saúde da Cova da Beira reconhece que está a ser planeado um realinhamento de serviços em parceria com algumas autarquias "temos que encontrar a forma de servir melhor as nossas populações para que nalguns casos elas possam ter médicos todos os dias e não apenas um ou dois dias por semana; mas aqui é fundamental garantir essa cooperação das autarquias que podem ser um apoio muito importante, nomeadamente no que diz respeito à questão dos transportes".

João Bento quer ainda reforçar a ligação entre o agrupamento de centros de saúde e a faculdade de medicina da UBI com o intuito de fixar novos médicos de clínica geral e familiar na Cova da Beir"esse é um caminho que temos que percorrer porque temos aqui uma faculdade de cIências da saúde e temos que fazer um trabalho de sensibilização junto dos alunos para que eles se possam aqui fixar depois de concluirem a sua formação".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados