RCB/TuneIn
Sexta, 15 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ESCULTOR DE CASTELO BRANCO ESCOLHIDO
A imprensa nacional da casa da moeda seleccionou Jos? Sim?o para cunhar a nova moeda de colec??o de dois euros e meio. A obra deve ser editada em Abril e far? parte da colec??o sobre o patrim?nio cultural da Europa
Por Paulo Pinheiro & Paula Brito em 26 de Jan de 2009

A moeda “ língua portuguesa” pretende reconhecer a importância do português como uma das línguas mais faladas em todo o mundo. A proposta do escultor albicastrense, também docente na escola superior de artes aplicadas do IPCB, é que a cara da moeda seja o perfil de Fernando Pessoa onde pode ler-se a frase “a minha pátria é a língua portuguesa”, e no verso uma imagem estilizada de Luís Vaz de Camões, um dos maiores divulgadores da língua portuguesa no mundo.

 

No total serão cunhadas quinze mil moedas em prata e duas e quinhentas em ouro.

 

A “língua portuguesa”, é a quinta moeda da autoria do escultor albicastrense, José Simão, autor da moeda bimetálica de duzentos escudos, comemorativa da organização do campeonato europeu de futebol em 2004, e das moedas de oito euros designadas de “ o remate” e “ desportivismo” que assinalaram, no mesmo campeonato, o espectáculo do futebol.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados