RCB/TuneIn
Segunda, 08 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"CAFÉ LITERÁRIO" NA COVILHÃ
Rádio Cova da Beira
Artur Portela, natural de Lisboa, é o convidado do "Café Literário", organizado pela câmara municipal da Covilhã, que decorre esta noite, pelas 21:30H, no café bar "Covilhã Jardim". Os alunos da EPABI participam no evento.
Por Paulo Pinheiro em 19 de Feb de 2013

Sobre o convidado do "Café Literário":

Artur Portela nasceu em Lisboa, de uma família de escritores, pintores e jornalistas. Formou-se em História. Vive no Monte Estoril.

Publicou o seu primeiro livro em 1959. Chamava-se Feira das Vaidades e intercalava críticas directas e certeira alegorias, sendo imediatamente apreendido pela polícia política, a PIDE. Ao longo dos anos 60, lançou as colectâneas de contos A gravata berrante , Avenida de Roma e Thelonious Monk , e os romances O Código de Hamurabi , sobre a Lisboa literária e jornalística e Rama, verdadeiramente , uma história de amor.


Ligados à sua intervenção jornalística estão os seus volumes de crónicas de contundente crítica social e cultural das sérias A Feira das Vaidades (2 volumes), O Novo Conde de Abranhos (2 volumes) e A Funda (7 volumes, o terceiro dos quais foi apreendido pela polícia política do marcelismo).

Ainda nos anos 70, publicou os romances satíricos, de fundo político, Marçalazar e Fotomontagem .

Tendo-se dedicado a trabalhos de História cultural dos séculos XVIII ew XX, regressou à ficção em 1987, com as narrativas próximas do fantástico de Três lágrimas paralelas .

Em 2001, surge a sua parábola A Ração do Céu , que vem dizer, e muito oportunamente, que a guerra é o prolongamento da fome por outros meios, designadamente o da abundância. Em 2002, é lançada A Manobra de Valsalva , uma sátira sobre o poder dos media , a interactividade e a globalização.

Na Dom Quixote publicou os romances História Fantástica de António Portugal (2003), As Noivas de São Bento (2004) e A Guerra da Meseta (2009) e o livro de contos Os Peixes Voadores (2006).

Em 2010, lança o romance Cama Desfeita, fazendo-o integral e exclusivamente na NET.

Em 2012, o romance A Cidade da Saúde. 

 

 

Fonte: arturportela .com


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados