RCB/TuneIn
Segunda, 18 Out 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"LÍNGUAS DE FOGO DA PAIXÃO: A PROCISSÃO DOS PASTORES DA BARROCA"
É o nome da exposição que está patente de 22 de Fevereiro a 27 de Março, no antigo hospital da santa casa da misericórdia do Fundão.
Por Paulo Pinheiro em 18 de Feb de 2013

Inserido na Quadragésima - Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do concelho do Fundão, irá ser inaugurada, no próximo dia 22 de fevereiro, às 21.00h, no Antigo Hospital da Misericórdia, no Fundão, a exposição fotográfica “Línguas de Fogo da Paixão: A Procissão dos Pastores da Barroca”, de Diamantino Gonçalves.

Esta exposição, que estará patente até dia 28 de março, mostra a procissão das pinhas ou dos pastores que tem lugar na Barroca, localidade do concelho do Fundão. É uma manifestação religiosa do ciclo da Paixão cuja ritualidade intrínseca conjuga elementos como o fogo, que a liga a substratos culturais de raízes temporais profundas.

 Diamantino Gonçalves é um fotógrafo detentor de um curriculum muito significativo na fotografia de paisagem e documental. Expõe com regularidade os seus trabalhos, individualmente ou em mostras coletivas. É colaborador de várias publicações de referência nacionais e regionais.

 A mostra será acompanhada de uma leitura-histórica e de uma recolha fílmica da autoria de Pedro Salvado e de Alexandre Leonardo.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados