RCB/TuneIn
Domingo, 24 Out 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"CRUZES CREDO"
Rádio Cova da Beira
É o nome da exposição de crucifixos que é inaugurada este sábado, pelas 16:00H, no museu do Canteiro, em Alcains. Culto popular pascal na coleccção particular de Francisco Elias.
Por Paulo Pinheiro & Paula Brito em 15 de Feb de 2013

Depois dos presépios, no Natal, aquele espaço recebe durante o período da Páscoa uma mostra de crucifixos da colecção particular de Francisco Elias

"É interessante ver as expressões de uma religião, neste caso a católica, em que a arte foi muito profícua. A mostra integra desde a peça mais tosca até à mais elaborada2, refere à RCB o coleccionador.

São algumas dezenas de crucifixos, de vários tamanhos e materiais

"Tenho um muito interessante que adquiri há alguns anos, de ferro forjado, outro de Ançã, pedra fina que, por exemplo, está na frontaria da Igreja de Santa Cruz, em Coimbra", revela Francisco Elias.

Cada crucifixo está associado a uma história de como chegou às mãos do coleccionador. Francisco Elias conta a história de um dos primeiros que adquiriu

"Foi um dos primeiros que comprei. Foi a um senhor, em Caldas da Rainha, de onde sou natural, teve um AVC e dedicou-se a fazer peças de artesanato e adquiri um Cristo com três cabeças", explica o coleccionador.

A exposição "Cruzes Credo" estará patente até ao dia 7 de Abril.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados