André Santos, de Lisboa, 22 anos, foi o vencedor do campeonato nacional de Snowboard que pratica desde os 11 anos “é a primeira vez que sou campeão, ontem acabei o curso de arquitectura, hoje vim aqui para ganhar”. A prova internacional foi dominada pelos italianos que ocuparam os três lugares do pódium.
Juan Torrilha, o director técnico da Federação Internacional de Sky, elogiou no final a qualidade dos desportistas e da prova que este ano contou para o apuramento para os jogos olímpicos de 2014 “vimos que aumentou bastante o nível, especialmente para os portugueses, porque este ano era maior e mais difícil, fizemos todas as provas e isso é que importa”.
Pedro Farromba, presidente da federação de desportos de Inverno de Portugal salienta a importância da continuidade deste evento na Covilhã que “soube responder ao desafio de realizarmos esta prova que logisticamente é difícil de montar mas dá gosto vermos aqui milhares de pessoas da Covilhã e de fora que olham para esta prova como fazendo parte do calendário de eventos da cidade”.
O presidente da câmara da Covilhã, Carlos Pinto, gostaria não só de ver a continuidade deste evento mas também de outros que transformem a Covilhã num palco de prática de desportos de Inverno “como o sky parque urbano que não foi possível lançar este mandato, espero que a Covilhã se caracterize cada vez mais pela prática de desportos de Inverno que não seja só em pleno Inverno na montanha”.
Na edição deste ano participaram 61 atletas, 31 portugueses e 30 estrangeiros de sete nacionalidades. Para o ano, no depender da vontade da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, há mais.