RCB/TuneIn
Terça, 16 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
AUTARQUIAS REÚNEM COM ADP
Rádio Cova da Beira
Câmaras da região que integram o sistema multi-municipal das "Águas do Zêzere e Côa" reúnem, no próximo dia 28 na Guarda, com a administração das "Águas de Portugal". Em cima da mesa vai estar a análise da proposta de fusão de oito sistemas de abastecimento de água das regiões Centro. Alentejo e Vale do Tejo.
Por Nuno Miguel em 21 de Jan de 2013

Uma medida que parece merecer a concordância dos autarcas, como é o caso do presidente da câmara de Belmonte. Amândio Melo sublinha que "é fundamental que sejam adoptados critérios de solidariedade nacional para que os municípios da região não continuem a ser penalizados com o pagamento dos tarifários de água mais elevados de todo o país e por isso esse pode ser um caminho".

O edil belmontense acrescenta que outro dos temas que vai estar em cima da mesa é a ratificação o acordo estabelecido com o ministério do ambiente há cerca de 1 ano em que as autarquias se comprometem a liquidar apenas 80 por cento do valor facturado pelo abastecimento de água e tratamento de efluentes. Amândio Melo sublinha que "já houve várias conversas sobre essa matéria, os municípios tem cumprido mas até agora ainda esse acordo ainda não foi assinado e nós vamos lutar para que seja cumprido".

Questionado sobre o tema, à margem do encontro de administradores da "ADP" que decorreu este ano Fundão, o administrador da holding "Águas de Portugal" refere que "depois de no ano passado se terem realizados os estudos de viabilidade económica, este ano será o da concretização deste projecto por forma a tornar mais sustentáveis os sistemas multi-municipais". No caso da Beira Interior, Fernandes Thomas sublinha que "a opção de juntar 8 sistemaspode permitir uma diminuição do valor dos tarifários cobrados às autarquia e criar uma taxa única para uma população superior a 100 mil pessoas"


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados