RCB/TuneIn
Quarta, 03 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PÓVOA DE ATALAIA REALIZA FESTA DAS PAPAS
Rádio Cova da Beira
Este domingo (20 Janeiro 2013), como é tradição, a freguesia de Póoa de Atalaia (Fundão) promove a festa em honra de São Sebastião, mais conhecida como a "Festa das Papas".
Por Paulo Pinheiro em 18 de Jan de 2013

Às 14:00H realiza-se a missa seguida do cortejo de Açafates. Após o cortejo serão confecionadas papas ao vivo, sendo posteriormente distribuídas. A animação está a cargo da Banda Filarmónica União de Santa Cruz da Aldeia Nova do Cabo.

Festa das Papas em Póvoa de Atalaia:

Diz a lenda que, há muitos anos, perdendo-se no tempo a sua origem, uma praga de gafanhotos assolou as searas da região, tendo sido poupadas apenas as da Póvoa de Atalaia, por terem rezado a S. Sebastião. A Curiosidade prende-se com o fato dos gafanhotos terem sucumbido às portas da capela de São Sebastião, situada da aldeia. Como prova de gratidão, o povo prometeu todos os anos organizar uma festa, que acontece sempre no terceiro domingo de Janeiro, onde são distribuidas papas de carolo à população e fiéis que aí se desloquem. As Papas têm a particularidade de ser confeccionadas com milho branco e são acompanhadas de cascoréis (filhós), distribuídas gratuitamente no recinto da capela da aldeia. Envergando panos de linho bordados nos ombros e com a ajuda de açafates, também eles decorados com linho, procede-se à distribuição das papas, que são cortadas em pedaços e distribuídas pelos presentes.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados