RCB/TuneIn
Domingo, 24 Out 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
IDANHA APROVA PLANO DE DESPEDIDA
Rádio Cova da Beira
Assembleia municipal de Idanha a Nova aprovou por maioria com a abstenção das bancadas da oposição, o orçamento e grandes opções do plano para o próximo ano. O último da maioria liderada por Álvaro Rocha.
Por Paula Brito em 31 de Dec de 2012

Com um orçamento de 17 milhões e meio de euros, menos meio milhão que em 2012, Álvaro Rocha destaca as três grandes obras que pretende concretizar no último ano de mandato “o centro escolar de Idanha a Nova que vai começar a funcionar no próximo ano lectivo, a casa museu de Penha Garcia e a requalificação das Termas de Monfortinho”. Segundo Álvaro Rocha este ano o orçamento terá uma taxa de execução superior a 80%. Uma herança que para João Dionísio, da bancada do PS, ficará do actual executivo “orçamentos e gestão equilibrada”.

Pedro Rego, eleito do CDS-PP, tem outra leitura dos diferentes orçamentos do actual executivo “não se percebeu o efeito positivo desses orçamentos: o declínio do número de alunos é evidente, do comércio local, do turismo, da agricultura, há menos gente, menos camas, a única coisa que aumentou foi o desperdício”.

Para o PSD o que ressalta dos documentos é a falta de incentivos à fixação de pessoas no concelho “não vemos no orçamento medidas que permitam que o concelho cresça, cresça em termos de população jovem, activa, com capacidade para dinamizar a economia local, os números são muito insatisfatórios”. Para Susana Martins exemplo disso mesmo é a verba irrisória de 5 mil euros destinada à agricultura.

Francisco Gil, eleito da CDU, lamenta que no capítulo das receitas o único aumento que se verifica é nos impostos e taxas municipais “onde se verifica o aumento de receita é naquilo que resulta dos orçamentos familiares”. Na resposta Álvaro Rocha diz que no concelho de Idanha são cobrados os valores mínimos em todos os impostos municipais e que o aumento que se verifica resulta da lei geral e não de medidas do município. 

 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados