RCB/TuneIn
Terça, 09 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
PENAMACOR VIRA A NORTE
Rádio Cova da Beira
Na nova proposta de reorganização administrativa das Nuts, o concelho de Penamacor quer ficar ligado à Beira interior norte, à Serra da Estrela e à Cova da Beira.
Por Paula Brito em 21 de Dec de 2012

O assunto foi levado à última reunião pública do executivo por António Cabanas. O vice presidente da autarquia penamacorense considera um erro a separação do distrito e da Beira Interior “a Beira Interior é um todo homogéneo do ponto de vista geográfico, morfológico, histórico e cultural, é uma região de fronteira que só teria a ganhar junta, penso que separada a região perde”.

Se o distrito ficar dividido, Penamacor só tem um caminho a seguir, deixar virar-se para norte já que o município nada tem a ver com o Médio Tejo “Penamacor nunca podia ficar agregado a uma região que se estende desde a fronteira quase até ao mar, é uma região sem sentido, e Penamacor não se reconhece a gravitar à volta de uma realidade próxima de Torres Novas ou de Tomar”.

Uma opinião partilhada pela bancada da oposição. Para Vítor Gabriel, a escolha do norte é melhor solução dentro do cenário que está em cima da mesa “é óbvio que ficamos mais bem servidos se colaborarmos de forma mais estreita com os municípios a norte e a Cova da Beira”.

Penamacor é unânime na escolha do norte no âmbito da nova reorganização administrativa do território que em breve será uma realidade já que o novo quadro comunitário exige uma nova dimensão dos territórios e o país, segundo Domingos Torrão vai novamente “a correr atrás do prejuízo”.  

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados