RCB/TuneIn
Terça, 18 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
NOVOS CONFRADES ENTRONIZADOS
Rádio Cova da Beira
Confraria da pastinaca e do pastel de molho da Covilhã entroniza 12 novos confrades. A cerimónia decorreu durante o terceirio capítulo daquela organização que, em pouco mais de um ano de actividade, já distinguiu perto de uma centena de pessoas.
Por Nuno Miguel em 10 de Dec de 2012

Para José Eduardo Cavaco, presidente da direcção da confraria "este terceiro capítulo representa um marco histórico na nossa vida uma vez que todos somos poucos para divulgar estas iguarias e estou convicto de a divulgação das nossas potencialidades é um dos caminhos para combater a crise".

Patrícia Fonseca, Lurdes Lourenço, Lúcia Silva, José Luís Campos, Mário Oliveira e Francisco Correia foram indigitados como confrades efectivos. Uma das personalidades entronizadas foi o presidente da câmara da Covilhã. Carlos Pinto mostra-se sensibilizado com o gesto e garante que vai continuar a ser um embaixador daquelas iguarias gastronómicas "estou muito contente pelo facto de passar a pertencer a esta organização e agora com um compromisso mais vincado na defesa destes produtos.

Também o reitor da UBI foi entronizado como confrade de honra e João Queiróz assume o compromisso de divulgar a pastinaca e o pastel de molho nas cantinas daquele estabelecimento de ensino "é um projecto que vamos desenvolver a partir de agora para que os nossos alunos oriundos de outras zonas do país assim como as pessoas que nos visitam possam conhecer estas iguarias".

Pedro Paiva, provedor da santa casa da misericórdia da Covilhã também se mostra honrado pela entronização como confrade de honra "espero ser merecedor desta distinção e pela minha parte vou continuar a divulgar estes produtos como sempre o fiz".

Na categoria de confrades de honra foram também entronizados a docente Ascenção Rodrigues, o escritor Manuel da Silva Ramos e a poetisa Alice Peixeiro.Outras personalidades como Zeinal Bava, presidente do conselho de administração PT; Assunção Cristas, ministra da agricultura; o sacerdote Mendes Fernandes ou João Miranda, presidente do conselho de administração da "Frulact" foram convidadas a ser entronizadas como confrades de honra mas não compareceram na cerimónia. José Eduardo Cavaco refere "essa situação ficou a dever-se a dificuldades de agenda mas estou convicto de que vai ser possível concretizar esse objectivo num dos próximos capítulos".

O quarto capítulo da confraria da pastinaca e do pastel de molho da Covilhã está agendado para Maio do próximo ano.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados