RCB/TuneIn
Terça, 27 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
MUSEU CANDIDATO AO GUINESS
Rádio Cova da Beira
A junta de freguesia de Aldeia de São Francisco de Assis vai candidatar o museu mineiro daquela localidade do concelho da Covilhã ao livro de recordes do guiness como o maior gasómetro do mundo.
Por Nuno Miguel em 06 de Nov de 2012

O espaço museológico nasceu no local onde foi construído o antigo gasómetro da Panasqueira, tem uma altura de 15 metros e divide a antiga estrutura de depósito de combustível com uma capacidade para 180 mil litros em 3 pisos interiores, com uma varanda, e nele estão expostos vários objectos relacionados com a actividade mineira desenvolvida na Panasqueira há mais de um século.

José Luís Campos refere que essa candidatura ao livro dos recordes do guiness vai ser apresentada em breve "estamos agora a ultimar a parte burocrática mas espero apresentar essa candidatura nos primeiros meses do próximo ano e isso pode trazer-nos mais valias na área do turismo".

O autarca de Aldeia de São Francisco de Assis refere que a inauguração desta estrutura representa o concretizar de um sonho "quando cheguei à junta de freguesia defini como uma grande prioridade a criação de um espaço museológico e hoje sinto-me muito satisfeito com a concretização desse objectivo".

Para o presidente do conselho de administração da Beiralt, a concretização deste projecto simboliza "um passo em frente na vida da Barroca Grande". Correia de Sá sublinha que "um dia, e espero que seja daqui a muitos anos, a exploração de minério vai acabar pois trata-se de uma actividade onde os recursos findam e estou em crer que este tipo de projectos pode abrir novas janelas de oportunidade para toda esta região".

Já o presidente da câmara municipal da Covilhã destaca a importância turística deste projecto, que pode afirmar-se como "um verdadeiro cartão de visita" de Aldeia de São Francisco de Assis. Carlos Pinto sublinha que "esta será mais uma peça a promover no âmbito da nova associação de turismo da Cova da Beira e que pode trazer muitos visitantes até esta zona do nosso concelho".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados