RCB/TuneIn
Domingo, 15 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
POVOADO DO SOUTO DO SENHOR APRESENTADO
Rádio Cova da Beira
"Est√° preenchida mais uma p√°gina na hist√≥ria do per√≠odo neol√≠tico na Beira Interior". √Č desta forma que o director do museu arqueol√≥gico municipal do Fund√£o avalia o achado de um povoado daquela √©poca nas imedia√ß√Ķes da capela de Nossa Senhora do Mosteiro na freguesia do Telhado.
Por Nuno Miguel em 01 de Nov de 2012

Para João Mendes Rosa "esta descoberta vem comprovar que a Beira Interior foi uma região habitada no período entre 6000 e 3000 anos antes de Cristo; já havia documentação fundamentada da existência de comunidades a norte e a sul mas, pelo dados que já dispomos, creio que este será o povoado que foi habitado pela mais remota comunidade que habitou a região".

Para já foram descobertos alguns artefactos como uma mó movente e dormente, uma lâmina, uma lasca e um machado de pedra polida. Embora quem de desloque ao local não observe qualquer monumentalidade, João Mendes Rosa acredita que o prosseguimento das escavações vai permitir novas descobertas "estou em crer, até porque nos parece que a zona não está muito danificada, que vai ser possível trazer para a luz do dia novos elementos, nomeadamente o tipo habitacional utilizado e cuja concepção era assente em madeira e pedra".

Na apresentação pública do povoado do Souto do Senhor, o presidente da câmara do Fundão garantiu que vai ser feito um esforço financeiro no sentido de prosseguir as escavações. Paulo Fernandes refere que se trata de uma descoberta "muito importante" para o concelho do Fundão "e por isso vamos investir nesta área uma vez que nem tudo está dito sobre o período neolítico na nossa região". 

O autarca fundanense acrescenta que "para além da importância histórica e de conhecimento; este achado pode ser uma mais valia para a dinamização da área do turismo cultural no nosso concelho".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados