RCB/TuneIn
Domingo, 26 Mai 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
800 ANOS DO FORAL
Penamacor assinala em 2009 oitocentos anos do foral. Uma comiss?o, criada para o efeito, est? a preparar o programa que contempla diversas iniciativas.
Por Paulo Pinheiro & Paula Brito em 14 de Jan de 2009

Um monumento alusivo às comemorações é uma das acções anunciadas pela câmara municipal de Penamacor (CMP) para assinalar os oitocentos anos do foral do concelho. O presidente da autarquia defende que as comemorações “têm que envolver, o mais possível, a população”.

Durante o mês de Janeiro, a edilidade apresenta o logótipo e o programa do evento que segundo Domingos Torrão “tem que deixar uma marca na história do concelho”. Entre as actividades previstas está a realização de uma feira medieval. 

Segundo a CMP, as origens de Penamacor estão envoltas na bruma dos tempos, pouco ou quase nada se conhecendo a esse respeito.Só a partir do reinado de D. Sancho I é que a história de Penamacor se define com alguma clareza. Dizem alguns ter sido esta vila pátria do rei Wamba, o famoso rei dos Godos que governou a península desde 672 até 682. D.  Sancho I, conquistou Penamacor aos Mouros e reconstruiu-a. Deu-lhe foral em 1189 e entregou


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados