RCB/TuneIn
Segunda, 16 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CHCB PEDE NOVO MODELO DE FINANCIAMENTO
Rádio Cova da Beira
Centro hospitalar da Cova da Beira vai registar um défice operacional de 10 milhões de euros este ano o que vai agravar o passivo da instituição. A preocupação expressa pelo presidente do conselho de administração na sessão solene comemorativa do 12º aniversário daquela unidade de saúde.
Por Nuno Miguel em 24 de Oct de 2012

Miguel Castelo Branco refere que "apesar de estar em curso um plano de equilíbrio financeiro o centro hospitalar está a atravessar sérias dificuldades económicas, que resulta do sub-financiamento verificado ao longo dos últimos anos e que este ano vai voltar a agravar o défice operacional da nossa instituição; infelizmente não fomos bafejados pela sorte de outros hospitais que, há alguns anos, foram elevados à condição de hospital central".

O presidente do conselho de administração do CHCB espera que o ministério da saúde seja sensível a esta pretensão e reveja os actuais contratos-programa "de outra forma nunca será possível resolver totalmente o passivo; agora não é compreensível que uma cirurgia ao apêndice tenha uma comparticipação superior no hospital de Évora do que no nosso centro hospitalar sendo que, no nosso caso, nunca foi tido em conta o facto de sermos uma unidade nuclear de apoio à faculdade de ciências da saúde da UBI ".

Na resposta, o presidente da ARS do Centro refere que o ministério da saúde está disponível para analisar a situação. No entanto José Tereso sublinha que "essa situação só pode ser analisada ao abrigo do polo de saúde para a Beira Interior onde, para além da revisão do contrato programa, pode ser feira a reclassificação dos hospitais".  

Em Novembro de 2011, quando abandonou a presidência do conselho de administração do CHCB, João Casteleiro garantia que em 5 anos o passivo tinha sido reduzido em 13 milhões de euros e que naquela data era de apenas 500 mil euros.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados