RCB/TuneIn
Quinta, 27 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MANUEL SANTOS SILVA N?O SE RECANDIDATA
Depois de 12 anos como reitor da Universidade da Beira Interior, Manuel Santos Silva n?o se recandidata ao pr?ximo mandato. Para o ainda reitor da UBI, ? tempo de mudan?a de ciclo.
Por Rafael Mangana em 17 de Sep de 2007

Agora que a UBI está consolidada, quer a nível de infra-estruturas, quer ao nível do corpo docente, Manuel Santos Silva considera que “é altura de dar lugar a outras ideias”. Depois de 12 anos ao leme da Universidade da Beira Interior, Santos Silva, entende que “as pessoas não se devem perpetuar nestes lugares”.        

Quando questionado sobre o facto de abandonar a Universidade numa altura em que a instituição está consolidada, o seu responsável máximo assegura que, enquanto professor, se revê nos seus alunos, e dessa forma, continuará a sentir-se realizado “se a Universidade da Beira Interior continuar no caminho do progresso, da afirmação pela qualidade e pela diferença”.        

Ao longo dos três últimos mandatos de Manuel Santos Silva – que se mostra disponível para continuar a ajudar a instituição – a universidade cresceu, com o desenvolvimento de várias estruturas físicas. Destaque para a Faculdade de Ciências da Saúde, o Polo do Ernesto Cruz, a Unidade de Ciências das Engenharias, os núcleos e Museu dos Lanifícios, o Cibercentro e o projecto da nova Faculdade de Desporto.           

 Recorde-se que o mandato de Manuel Santos Silva finalizava em Fevereiro de 2008. No entanto, com a saída do novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES), a eleição do novo reitor terá de ser feita à luz dos novos estatutos, elaborados por uma Assembleia Estatutária, presidida pelo reitor, que tem até 6 meses para os adaptar à nova lei. Caberá ao Conselho Geral, por maioria e voto secreto - constituído por 15 a 35 membros -, eleger um novo responsável da universidade. Um processo que pode demorar até dois anos. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados