Em declarações à RCB, o director pedagógico da EPABI sublinha que o grande objectivo é reforçar o envolvimento da escola com a cidade da Covilhã e com a região "queremos trazer até à região alguns antigos alunos da nossa escola para que possam mostrar a toda a região a evolução que tiveram; neste momento o programa ainda está a ser ultimado mas vai ser composto por um conjunto de actividades que vai decorrer durante todo o ano lectivo".
Actualmente a Epabi é a única escola profissional de música situada no interior do país, com um universo superior a 100 alunos, tendo este ano batido todos os recordes de inscrição de novos estudantes.
O alargamento do ensino a outras áreas artísticas continua a ser uma possibilidade, mas a curto prazo não há condições para concretizar a ideia. Carlos Salazar sublinha que "na conjuntura actual nem sequer podemos pensar nesse assunto; para já as nossas grandes prioridades vão para a consolidação do trabalho realizado nos últimos anos e também para garantir a sustentabilidade económica uma vez que o actual quadro comunitário está a acabar".