RCB/TuneIn
Domingo, 21 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
AMC CONTRA EXTINÇÃO DE FREGUESIAS RURAIS
Assembleia municipal da Covilhã pronuncia-se de forma favorável à junção das 4 freguesias da cidade em apenas uma junta e rejeita qualquer proposta no sentido de extinguir ou agregar freguesias rurais naquele concelho.
Por Nuno Miguel em 25 de Sep de 2012

Na última reunião do órgão foi apresentado o relatório final da comissão que foi constituída para analisar o tema, mas a proposta foi criticada pelo presidente da junta de freguesia de São Martinho. Para Vítor Tomás Ferreira "a assembleia não se deveria pronunciar sobre este tema porque a lei é má, não serve os interesses das nossas populações e acima de tudo porque não devemos ser nós a tomar qualquer decisão sobre extinção de freguesias pois não assumimos esse compromisso junto das nossas populações".

Uma posição que o presidente da junta de freguesia de São Pedro estranha. Vítor Rebordão lamenta que o autarca de São Martinho não tenha mostrado a sua discordância quando a discussão foi iniciada "quando os autarcas foram chamados a uma reunião com o presidente da câmara o senhor nada disse e vem agora para aqui com outras questões que não tem qualquer razão de ser".

A proposta agora aprovada contempla o reconhecimento das freguesias do Canhoso e da Boidobra como juntas urbanas. Facto que merece duras críticas de José Pinto. O autarca da Boidobra afirma que se trata "duma ratoeira que propõe, de forma indirecta, a extinção da freguesia da Boidobra uma vez que passam a ser consideradas seis freguesias urbanas e pela legislação temos de extinguir metade".

Críticas que a relatora da comissão rejeita de forma peremptória. Sara Rodrigues sublinha que "em nenhum momento a extinção da freguesia da Boidobra foi equacionada como aliás o senhor poderia constatar caso o PCP não tivesse recusado integrar a comissão criada pela assembleia".

Com os votos contra da bancada da CDU e dos autarcas da Boidobra e de São Martinho, o documento vai agora ser submetido à comissão técnica para a reforma do poder local criada pelo governo.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados