RCB/TuneIn
Quinta, 17 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
CASTELO BRANCO: INVESTIMENTO NO SECTOR DA AERON√ĀUTICA
O Governo e a c√Ęmara de Castelo Branco est√£o a procurar fixar naquela cidade um investimento no sector da aeron√°utica, disse hoje √† ag√™ncia Lusa o secret√°rio de estado do empreendedorismo, competitividade e Inova√ß√£o, Carlos Oliveira.
Por Paulo Pinheiro em 14 de Sep de 2012

De acordo com o governante, trata-se de um investimento "importante no desenvolvimento do `cluster` aeronáutico nacional" e está a desenvolver-se trabalho para "tentar assegurar que se localize em Portugal e a oportunidade é que venha para Castelo Branco".

O secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação falava na cidade, após a sessão de arranque de um curso de formação de inspetores da ASAE.

O assunto acabou por vir a público quando o presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Morão, no final de um discurso, agradeceu o envolvimento do governante naquele projeto.

Questionado pela agência Lusa, Carlos Oliveira recusou-se a adiantar mais pormenores sobre o investimento, por ainda não passar de uma hipótese em que "a palavra final será sempre do promotor".

A concretizar-se, admitiu "a probabilidade, com grande grau de certeza", de se localizar em Castelo Branco, dada que já ali existe uma delegação do Instituto da Soldadura e Qualidade (ISQ).

"A existência de investimento do ISQ permite que haja já massa crítica para que o projeto, a acontecer, venha para esta região", afirmou o governante.

O assunto envolve "o Governo, a câmara e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC)", empenhados em "tentar encontrar soluções para que essa oportunidade se localize em Castelo Branco".

O dossier deverá ficar encerrado "o mais brevemente possível", concluiu.

O ISQ tem em funcionamento em Castelo Branco o Laboratório de Ensaios Termodinâmicos (Labet), que está a desenvolver três projetos para a Agência Espacial Europeia.

Os projetos visam testar materiais para naves espaciais e foguetões.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados