RCB/TuneIn
Domingo, 15 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FUNDÃO: FECHAM TRÊS ESCOLAS
Afinal não são duas, mas três as escolas do primeiro ciclo que vão encerrar no próximo ano lectivo no concelho do Fundão. Além de Orca e Alcongosta, Aldeia Nova do Cabo, com apenas quatro alunos, também vai encerrar portas.
Por Paula Brito em 31 de Aug de 2012

Outras da categoria:

Apesar de não estar inicialmente sinalizada, a escola de Aldeia Nova do Cabo “chegou a Agosto com apenas quatro alunos e é evidente que quando a coloquei no sistema o ministério não autorizou a sua abertura”, explica Cândida Brito, presidente da comissão administrativa provisória do agrupamento de escola Gardunha e Xisto a que pertencem as três escolas do primeiro ciclo que vão encerrar já em Setembro “os alunos das escolas de Alcongosta e Aldeia Nova do Cabo vão frequentar a escola de Souto da Casa, os alunos da escola de Orca irão para Alpedrinha”.  

As aulas, neste agrupamento, começam no próximo dia 14 de Setembro para todos os ciclos de ensino “desde o pré-escolar até ao 9º ano, habitualmente nós dedicamos este dia à recepção aos alunos e pais, um programa com todos os horários que será afixado brevemente”.

Apesar de ter sido aprovada pelo Ministério da Educação, o funcionamento de uma segunda turma de ensino bilingue na escola Nossa Sra. da Conceição (escola do mercado), este ano não vai ser possível entrar em funcionamento “a aprovação só chegou no meio de Agosto e não foi possível constituir uma equipa com professores com formação nesta área específica uma vez que os professores que este ano vão acompanhar o segundo ano a turma bilingue não têm horário para começar com uma nova, entendo que não há condições para este ano iniciar uma nova turma”. 

O ano lectivo começa no dia 14 de Setembro para os 1412 alunos que fazem parte do agrupamento de escolas Gardunha e xisto, mais uma dúzia de alunos que o ano anterior. Destes, pelo menos 270 já pediram apoio social escolar. Quanto ao corpo docente, o agrupamento mantém todos os professores, retirando cerca de 20 de horário zero.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados