RCB/TuneIn
Domingo, 18 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
SETEMBRO COMEÇA QUENTE E SECO
A partir de hoje e até ao próximo dia 6 de Setembro está previsto tempo quente e seco, com temperaturas acima dos 30º e uma diminuição de humidade relativa do ar para valores abaixo dos 20%.
Por Paula Brito em 31 de Aug de 2012

A ANPC prevê assim um aumento dos valores dos índices de perigo de incêndio. Já diz o povo "Em Setembro ardem os montes e secam as fontes".

As condições climáticas ficam a dever-se, não a crenças populares, mas à posição do anticiclone que se situa sobre o Golfo da Biscaia e ao facto de Portugal estar a ser influenciado por uma corrente de leste que trará uma massa de ar quente e seco, explica o IM.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitida a realização de queimadas nem de fogueiras para recreio ou lazer, a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos, queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes e fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem.

Devido ao calor, a ANPC  recomenda a medidas de auto proteção para grupos mais vulneráveis como crianças, idosos e doentes como beber água com regularidade ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, evitar a exposição ao sol nas horas de maior calor (aproximadamente entre as 11h00 e as 16h00).

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados