RCB/TuneIn
Sexta, 23 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FESTIVAL DA MORCELA DE ARROZ
Rádio Cova da Beira
Alcaria recebe no próximo fim de semana o primeiro festival da morcela de arroz que coincide com o fim de semana da festa de Nossa Sra. das Necessidades.
Por Paula Brito em 30 de Aug de 2012

De 31 de Agosto a 2 de Setembro, na praia fluvial de Alcaria haverá animação, tasquinhas e a promoção de um produto típico daquela aldeia do concelho do Fundão: a morcela de arroz que Fátima Marrucho ainda hoje vende na sua mercearia e que aprendeu com os seus antepassados "isto veio dos meus pais, eu lembro-me quando matávamos o porco e fazíamos as morcelas de arroz, antigamente havia 3 mercearias na aldeia e todas matavam o porco e vendiam as morcelas".

Habitalmente vendida no Inverno, como enchido obrigatório no cozido à portuguesa, tem também muita saída em Agosto quando chegam os emigrantes com vontade de matar saudades dos sabores da terra "procuram muito e até para levarem para os sítios onde moram, há quem as congele, mas as morcelas de arroz são um enchido fresco, eu faço por encomenda, há noutros sítios aqui da região mas as nossas são diferentes, não sei".

Para provar este fim de semana na praia fluvial de Alcaria que recebe de sexta-feira a domingo o primeiro festival da morcela de arroz. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados