RCB/TuneIn
Terça, 25 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
ROTA APRESENTADA
Grande rota dos caminhos da transumância vai ser recriada no próximo ano. A primeira ligação vai decorrer entre 25 de Abril e 1 de Maio do próximo ano e a segunda ligação está agendada para Setembro de 2013.
Por Nuno Miguel em 28 de Aug de 2012

Esta iniciativa, diz o presidente da câmara municipal do Fundão está inseridado programa “By Nature” e que "já permitiu a qualificação de mais de 3750 quilómetros de percursos na região centro em 131 percursos pedestres e de BTT; com este projecto vamos reconstituir todos os percursos antigos com partida do tejo internacional e chagada à serra da estrela e em que vamos dar destaque a algumas iniciativas locais que decorrem durante esse período como é o caso da feira do queijo na Soalheira".

A segunda etapa desta grande rota vai ser percorrida em percurso descendente durante o mês de Setembro de 2013 e Paulo Fernandes sublinha que vai manter a mesma lógica "neste caso concreto vamos naturalmente colocar em destaque a edição do próximo ano dos chocalhos mas seguindo um percurso diferente; no primeiro vamos partir de Malpica do Tejo e Chegar ao alto da Torre enquanto que na fase descendente a rota terá inicio em Fernão Joanes e culminará no Rosmaninhal".

Também a câmara municipal da Guarda está envolvida neste projecto, dada a importância da localidade de Fernão Joanes nos caminhos da transumância. Vítor Santos, vereador na câmara municipal considera que "este projecto é muito importante uma vez que ao longo dos últimos anos tem vindo a ser realizadas algumas iniciativas de forma isolada mas este projecto assume contornos que envolvem toda a região o que é fundamental para conseguimos potenciar a nossa afirmação como um todo".

O investimento global deste projecto ronda os 400 mil euros e é intenção dos promotores torná-lo auto-sustentável depois destas primeiras duas edições


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados